Matérias

Matérias

Matérias e dicas



10 dicas para mandar bem no churrasco em casa

Aprenda a servir as melhores carnes no churrasco em família

Por Minha Receita

4.1/5 - (10 votos)

Mandar bem no churrasco em casa é mais simples do que parece e as dicas para caprichar no evento do fim de semana são as mesmas dos experts no assunto! Além de aprender como temperar carne para churrasco, apostar em cortes bovinos, suínos e de frango suculentos e conhecer o ponto certo da carne é essencial para se sair bem sucedido. A seguir, confira 10 dicas para colocar em prática!

1) Cortes bovinos têm um destaque especial no churrasco em casa

Saborosos e suculentos, os cortes bovinos são imprescindíveis para fazer um  churrasco em casa bem sucedido. Enquanto a picanha e a costela são cortes que têm mais gordura, a fraldinha, a alcatra e o contrafilé são alternativas acessíveis quando o preço das carnes está lá em cima. 

Para fazer a carne perfeita, a dica principal é observar a altura dos bifes: quanto mais alto for o corte, maior é o controle do ponto da carne e, consequentemente, a sua suculência!

2) No churrasco em casa, cortes suínos temperados podem ir direto para a grelha

A nova linha de churrasco gourmet da Seara possui muitos cortes suínos temperados que foram pensados especialmente para a churrasqueira, com a Costela Suína com Alecrim, o Ancho Suíno ao Chimichurri, a Panceta Suína Lemon Pepper e a Picanha Suína ao Alho. A vantagem dessas carnes é que elas já vêm marinadas e podem ir direto para a grelha, sem necessidade de manuseio.

3) Cortes de frango para churrasco em casa também devem fazer parte da lista

Para variar as carnes do evento, os cortes de frango para churrasco em casa também são opções de dar água na boca. A nova linha de Seara Gourmet inclui Meio da Asa Barbecue, Coxinha de Buffalo Wings, Sobrecoxa Desossada ao Chimichurri, Filé de Coxa e Sobrecoxa com Limão e Ervas e Coração com Ervas Finas. Você pode combiná-los com farofas especiais, molhos cítricos e outros acompanhamentos!

4) Varie o evento com diferentes tipos de linguiça para churrasco em casa

As linguiças para churrasco em casa são mais um item importante para quem preza por sabor e suculência. A lista inclui versões temperadas e recheadas, como a Linguiça Toscana Tradicional e a Linguiça Toscana com Chimichurri Seara Gourmet, que funcionam muito bem como aperitivo. Conheça outros sabores:

5) Veja como temperar carne para churrasco em casa da forma certa

Tempero para churrasco bovino: A picanha combina com manteigas e margarinas temperadas, a costela pode ser feita apenas com sal grosso e pimenta e os cortes mais acessíveis se dão bem com marinadas.

Tempero para churrasco suíno: Para carnes resfriadas, combine 1 limão siciliano espremido, 2 colheres (sopa) de azeite, pimenta, lemon pepper e sal. Para a costela, prepare um dry rub.

Tempero para cortes de frango: Marinadas com mostarda, alho e cebola em pó, páprica defumada, sal, azeite e shoyu garantem um resultado suculento.

Veja também! Tempero para churrasco: 13 ideias para deixar as carnes suculentas

6) Para fazer o churrasco em casa perfeito, acenda o carvão 1 hora antes

O momento certo de acender o carvão influencia diretamente no sabor das carnes. Para que o churrasco em casa seja perfeito, deixe a churrasqueira pronta e acenda o carvão com, no mínimo, uma hora de antecedência.

7) Para carnes vermelhas, o ponto do churrasco em casa varia entre mal e bem passado

  • Mal passado: Apresenta o interior vermelho e com presença de sangue. O exterior é pouco tostado e a temperatura interna varia entre 52°C a 55°C.
  • Ao ponto pra mal: Nesse ponto a temperatura interna varia entre 55°C a 60°C. O miolo deve ficar pouco vermelho e a carne um pouco mais firme.
  • Ao ponto: Miolo rosado e com pouca presença de sangue! Nesse ponto, a temperatura interna deve estar entre 60 a 65°C.
  • Ao ponto pra bem: Viu que o miolo está levemente rosado e mais rígido? Isso significa que a sua carne está ao ponto. A temperatura interna deve variar entre 65°C a 69°C.
  • Bem passado: Quando a carne estiver rígida e inteiramente marrom, você atingiu o ponto bem passado. Aqui, a temperatura interna varia entre 70°C a 100°C. Não há presença de sangue!

8) Preserve a suculência dos cortes suínos no churrasco em casa

Para preservar o sabor dos cortes suínos, deixe-os com uma textura macia e uma leve cor rosada por dentro. Assim, a carne não fica esturricada e mantém a sua suculência, elevando o churrasco em casa ao patamar ideal.

9) Para outras carnes, o ponto do churrasco em casa deve ser macio e suculento

Os cortes de frango para churrasco devem ser grelhados por fora e completamente cozidos por dentro (sem nenhuma coloração rosada). Já as linguiças ganham cor quando vão para a brasa e devem assar até ficarem macias, transformando o churrasco em casa em um almoço delicioso.

10) Complemente o churrasco em casa com os melhores acompanhamentos

Os acompanhamentos para churrasco também fazem parte do almoço em família! Além do molho vinagrete, da maionese de legumes e do arroz branco soltinho, você pode fazer uma farofa de bacon com pão de forma, preparar um pão de alho caseiro e apostar em saladas refrescantes, que equilibram a degustação das carnes vermelhas.

Os comentários estão desativados.

4.1/5 - (10 votos)

Ver mais:

Bovinos Aves Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Bife do vazio servido em uma tábua de madeira. Ao lado do bife, uma pequena tigela branca com vinagrete de maçã. Os itens estão dispostos em uma mesa coberta com um pano vermelho.
14.Nov

Aves

Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.
14.Nov

Bovinos

Carne moída sequinha ou caudolosa? Aprenda a fazer as duas maneiras

Dois bifes acebolados servidos em um prato branco. Ao lado, um prato com salada de folhas verdes.
13.Nov

Bovinos

5 dicas para deixar o bife acebolado ainda mais gostoso

Bife fatiado, servido com batatas fritas e molho em um prato branco com bordas vermelhas.
12.Nov

Bovinos

Steak frites, o bife com fritas e molho que é sucesso entre os franceses. Aprenda a fazer!

Mais Matérias